GOVERNANÇA E GESTÃO

Segundo a definição do Tribunal de Contas da União (TCU) no Decreto nº 9.203, de 22 de novembro de 2017, Governança no setor público compreende essencialmente os mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade (Referencial Básico de Governança Aplicável a Órgãos e Entidades da Administração Pública, do Tribunal de Contas da União – TCU, 2014).
Nesse sentido, Governança relaciona-se com processos de comunicação, análise e avaliação, liderança, tomada de decisão e direção, controle, monitoramento e prestação de contas. De modo complementar, a Gestão diz respeito ao funcionamento do dia a dia de programas e organizações no contexto de estratégias, políticas, processos e procedimentos que foram estabelecidos pelo órgão.
Enquanto a Gestão é integrada aos processos organizacionais, responsável pelo planejamento, execução, controle, ação e manejo de recursos e poderes colocados à disposição de órgãos e entidades para a consecução de seus objetivos, a Governança provê o direcionamento, monitora, supervisiona e avalia a atuação da Gestão para atendimento das necessidades e expectativas dos cidadãos e demais interessados, bem como se preocupa com a qualidade do processo decisório e sua efetividade.

GESTÃO DE PESSOAS E GOVERNANÇA DE PESSOAS

A Política Nacional de Gestão de Pessoas no âmbito do Poder Judiciário, estabelecida por meio da Resolução CNJ nº 240/2016, define que Gestão de Pessoas é o conjunto de políticas, métodos e práticas de uma organização voltado a propiciar condições para que os trabalhadores de uma instituição possam desenvolver o seu trabalho, favorecendo o desenvolvimento profissional, a relação interpessoal, a saúde e a cooperação, com vistas ao alcance efetivo dos seus objetivos estratégicos.
A Governança de Pessoas, por sua vez, é o conjunto de mecanismos de avaliação, direcionamento e monitoramento da Gestão de Pessoas, para garantir a realização da missão institucional com qualidade, ética, eficiência, efetividade e de modo sustentável, com redução de riscos e promoção da saúde.

ASSESSORIA DE GOVERNANÇA DE GESTÃO DE PESSOAS – ASSEGESP

A Assessoria de Governança de Gestão de Pessoas do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região integra a Secretaria-Geral da Presidência, sendo a unidade administrativa que tem como objetivo avaliar, direcionar e monitorar a atuação da Gestão de Pessoas a partir de estratégia, controle e práticas de liderança, a fim de incrementar os níveis de maturidade institucional relacionados ao tema, a partir da conformidade normativa, mitigação de riscos e prestação de contas.
Conforme Novo Regulamento Geral, compete à Assessoria de Governança em Gestão de Pessoas:
I - atuar na promoção do alinhamento estratégico das ações de gestão de pessoas às políticas regionais e nacionais;
II - promover a utilização, nas ações de alinhamento estratégico, das melhores ferramentas disponíveis;
III - atuar junto às unidades táticas/operacionais para construção das ações tendentes a promover a melhoria da gestão de pessoas e de seus indicadores locais e nacionais, registrando as evidências dessas ações;
IV - atuar junto às unidades táticas/operacionais para adoção de medidas tendentes a elevar os indicadores da área, como os mensurados pelo iGov ou similar;
V - auxiliar as unidades internas de gestão de pessoas no fortalecimento dos mecanismos de controles internos, a partir das evidências de fragilidades do sistema;
VI - adequar processos às conformidades legais;
VII - auxiliar as unidades operacionais no cumprimento das recomendações dos órgãos superiores, constantes nos relatórios de auditoria e avaliação;
VIII - incentivar e promover a adoção e o compartilhamento de boas práticas nacionais e regionais;
IX - atuar, em conjunto com as unidades táticas/operacionais, para o registro do mapeamento de seus processos de trabalho, promovendo a racionalização do fluxograma, de modo a eliminar ou reduzir riscos;
X - promover a construção de repositório para registro dos fluxogramas e manuais de procedimentos dos processos de trabalho da área de Gestão de Pessoas;
XI - coordenar a aplicação de pesquisa de satisfação entre os usuários da gestão de pessoas, objetivando a adoção de ações para melhoria da área;
XII - atuar, em conjunto com as unidades operacionais, para construção de parâmetros para lotação paradigma da área;
XIII - participar dos comitês e comissões da área de gestão de pessoas, quando demandado;
XIV - propor e monitorar indicadores e métricas para Governança de Gestão de Pessoas;
XV - Executar outras atividades que lhe sejam atribuídas.

Atos Normativos

  • Resolução CNJ nº 240/2016 - Dispõe sobre a Política Nacional de Gestão de Pessoas no âmbito do Poder Judiciário.
  • ATO CSJT.GP.SG N° 84/2022* – aprova os Planos Intraorganizacionais da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus nas temáticas Comunicação Social, Orçamento e Finanças e Gestão de Pessoas.
  • Resolução TRT11 nº 003/2020 – institui a Política de Gestão de Pessoas da Justiça do Trabalho da 11ª Região.
  • Novo Regulamento Geral – estabelece a estrutura administrativa e organizacional e fixa as atribuições gerais dos respectivos órgãos, dispondo as
    competências necessárias para a compreensão do negócio, missão, visão e objetivos estratégicos deste Tribunal.

Governança de TI como parte integrante da Governança Corporativa, tem por finalidade garantir o alinhamento da TI ao negócio e estratégias do Tribunal, através da implementação de políticas, regras e processos específicos para otimizar a aplicação de recursos , dar suporte à tomada de decisões, garantir a segurança das informações e minimizar riscos.

  

Novo portal disponível em: https://governanca.trt11.jus.br/

 

Comitês 

Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação 

Comitê de Governança de TIC

Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação

Comitê de Gestão de TIC

Comitê Gestor de Segurança da Informação

Comitê de Gestão de Segurança da Informação

Comitê LGPD

Comitê de crises cibernéticas 

 

Serviços, Processos e Metodologias

Governança e Gestão de TIC

Politica de Gerenciamento de Projetos

Metodologia de Gerenciamento de Projetos

Processos ITIL

Gerenciamento de Incidentes

Cumprimento de Requisição

Gerenciamento de Problemas

Gerenciamento de Mudanças

Gerenciamento de Liberação

Gerenciamento de Configuração de Ativos

Gerencimento de Eventos

Central de Serviços

 

Infraestrutura e Serviços

Politica de Gerenciamento de Serviços

Catálogo de Serviços

 

Acordos de nível de Serviço

Quadro geral - Acordo de níveis de serviço

SLA APT1 Sede 

Acordo de Nivel de Serviço Impressão Forum Boa Vista 
Acordo de Nivel de Serviço Internet Forum Boa Vista 
Acordo de Nivel de Serviço Webmail Forum Boa Vista
Acordo de Nivel de Serviço Internet Forum Manaus
Acordo de Nivel de Serviço Webmail Forum Manaus 
Acordo de Nivel de Serviço Impressão Forum Manaus 
Acordo de Nivel de Serviço Impressão Sede 
Acordo de Nivel de Serviço Internet Sede
Acordo de Nivel de Serviço Webmail Sede 
Acordo de Nivel de Serviço Spark Sede
Acordo de Nivel de Serviço Impressão Interior 
Acordo de Nivel de Serviço Internet Interior 
Acordo de Nivel de Serviço Webmail Interior 
Acordo de Nivel de Serviço TRT SMS 
Acordo de Nivel de Serviço TRT Push 
Acordo de Nivel de Serviço Ponto Eletrônico Sede
Acordo de Nivel de Serviço Ponto Eletrônico Forum Manaus
Acordo de Nivel de Serviço Ponto Eletrônico Forum Boa Vista
Acordo de Nivel de Serviço Ponto Eletrônico Interior
Acordo de Nivel de Serviço Relógio de Ponto Sede 
Acordo de Nivel de Serviço Relógio de Ponto Forum Manaus 
Acordo de Nivel de Serviço Relógio de Ponto Forum Boa Vista 
Acordo de Nivel de Serviço Relógio de Ponto Interior

 

Desenvolvimento de Soluções e Aplicações

Politica de desenvolvimento de sistemas

Aprovação da metodologia de desenvolvimento de sistemas

Metodologia de desenvolvimento de sistemas

Diagramas da metodologia de desenvolvimento de sistemas

 

Segurança da Informação e Proteção de Dados

Política de Segurança da Informação

NC01 Controle de Acesso de Rede

NC02 Uso do Correio Eletrônico

NC03 Controle de Acesso Programas e Diretórios

NC04 Monitoração e Auditoria

NC05 Classificação de Informações

 

Indicadores e Monitoramento

Indicadores

Dashboards

iGovTIJud – CNJ 

Pesquisa de satisfação

Contratos

Projetos

 

Documentação / Normativos / Legislação interna

Políticas

Protocolos

Processos

Artefatos

Inventário

Software

Serviço

LGPD

 

Histórico de documentos

Indicadores de Governança e Gestão anteriores

Relatórios anteriores

Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicações 2016-2018

Processo de Planejamento do PDTIC

Politica de Segurança da Informação

Plano de Contratações

Manual de Contratações

Plano Orçamentário de Tecnologia da Informação

Plano de Capacitação de Tecnologia da Informação

Relatório das Atividades Realizadas

Histórico das estruturas administrativas

Planos estratégicos de TIC anteriores

Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicações

Processo de Planejamento do PETIC

Planos diretores de TIC anteriores

Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicações 2016-2018

Histórico da Execução Orçamentária

Planos de contratações de TIC anteriores

Planos de capacitação anteriores

Metodologias anteriores

Políticas anteriores

Processos anteriores

Normativos anteriores

Portaria de Designação CGovTIC

Instituição do Comitê de Segurança da Informação

Designação do Comitê de Segurança

 

 

 

 

Governança de TI


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